segunda-feira, 27 de abril de 2009

O melhor do Brasil é..... o Brasileiro, claro!

Estou morrendo....

Vim comunicar a vocês que estou morrendo. Não meu corpo, este corpo, mas minha personalidade. Por muito tempo fui uma pessoa seca, sem sentimentos melosos, fria, calculista mas realista. De um tempo pra cá resolvi mudar, ser mais romântico, mais sentimental, mais ameno, mas parece que não está dando certo. Em primeiro lugar nenhuma vantagem obtive da mudança, ninguém liga pra quem é assim, liga pra quem faz a diferença, o homem racional faz a diferença. E em segundo lugar, quase ninguém acredita na mudança, pondo em descrédito minha personalidade. Isso me faz pensar, vale a pena ser assim? Será que tenho que voltar a ser o coice de mula pra todo mundo me respeitar, me admirar e me assim querer? Não via essa necessidade, mas os fatos apontam para esse lado. De que vale existir se não acreditam na existência? Só Jesus conseguiu essa façanha e sinceramente não tenho nenhuma pretensão de fazer comparações. Recorro aqui ao amigo Quintana, velho analista da alma humana.

"Por favor, não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu.
Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu...
Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor.

Não vou marcar funeral, vou apenas esperar perecer, ou que alguém me dê motivos para assim viver. Aos que quiserem assistir ao velório de camaerote, tenham cuidado, isso pode ser contagioso.

Amo a todos.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A cidade dos buracos.

Vocês já notaram que a cidade onde habitamos está parecendo um queijo suíço? É tanto do buraco que era bem melhor que as ruas fossem de calçamento, paralelepípedos (fale bem rápido). Não fossem os buracos nas ruas de asfalto, as calçadas estão impestadas desses. Indagorinha passava eu pela Rua Maciel Pinheiro e me deparei com um buraco na calçada, só que esse danado tá lá faz tanto tempo que tem até um placa de parabéns pelo aniversário de alguns meses de existência. Amanhã vou lá tirar uma foto e boto aqui procêis ver.

Cuidem no que falam.

Pra quem gosta de falar mal da empregada doméstica, dos funcionários, etc.


Empregado vítima de boato e calúnia deverá ser indenizado

Atribuir a um empregado ato de improbidade (desonestidade) sem provas consistentes, com convocação da polícia e divulgação do fato em cidade pequena, representa conduta irregular que viola a honra, a dignidade e a imagem do trabalhador, ensejando reparação por dano moral. Assim decidiu a 2ª Turma do TRT-MG ao negar provimento ao recurso do empregador.

No caso, uma das empregadas do réu espalhou o boato de que o reclamante ameaçou tomar a senha da fazenda e arrombar o cofre. Logo o fato foi levado ao conhecimento do fazendeiro, que ordenou ao seu administrador que registrasse o caso na polícia. O acontecimento extrapolou os limites do ambiente de trabalho, ganhou proporções maiores e virou notícia na pequena cidade do interior, onde reside o reclamante. Nesse contexto, o autor se viu diante de uma investigação policial explícita, com a presença da polícia em seu local de trabalho e sendo alvo de comentários constrangedores por parte da população. Como se não bastasse, ele ainda ficou desempregado, pois o patrão decidiu dispensá-lo por precaução. Entretanto, havia um detalhe fundamental na situação em foco, capaz de solucionar o problema: o juiz sentenciante descobriu que não existia cofre na fazenda. Ou seja, o reclamante foi acusado, sem provas, de articular um plano de arrombamento de um cofre inexistente.

O desembargador relator, Jales Valadão Cardoso, frisou que é evidente a culpa do empregador, apesar de não ter ele imputado os fatos diretamente ao trabalhador. Segundo o entendimento expresso no voto do relator, houve conduta abusiva do fazendeiro, que trouxe repercussões negativas na vida social e na esfera íntima do ex-empregado. É claro que o réu tinha condições de perceber de imediato que era falsa a denúncia contra o reclamante, pois ele sabia que nem existia cofre em sua fazenda. Porém, o fazendeiro não tomou nenhuma providência no sentido de desfazer o mal-entendido. Ao contrário, a sua atitude de acionar a polícia só serviu para alimentar ainda mais o boato.

Em razão disso, a Turma entendeu que o reclamado deve responder pela culpa de seus prepostos e pela falta de controle da situação, pois ele poderia ter evitado uma série de erros que, a partir de um simples boato, criaram uma referência injusta ao nome e à imagem do reclamante. “De acordo com o inciso X artigo 5º Constituição Federal, a honra e a imagem da pessoa são invioláveis, dispositivo que assume ainda maior importância no âmbito da relação de emprego, onde o empregado é a parte hipossuficiente, que depende de sua própria força de trabalho para sobreviver” – ponderou o desembargador, confirmando a sentença que fixou uma indenização no valor de R$15.000,00, a título de danos morais.

RO nº 01147-2008-081-03-00-0

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Malandro é Malandro, mané é mané.

Dica do amigo cezinha, por email.

A primeira foto ele colocou de livre e espontaneamente no Orkut para tirar onda com a galera... (sou o fodão)

a segunda ele foi OBRIGADO a colocar no ORKUT....


Manéééé.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Dez perguntas sobre a Cerveja

Dica da amiga amada Pascalle.
----------------------------------------------------------------------------------------------
1. A CERVEJA MATA?
Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas.

2. O USO CONTINUO DO ALCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja pesa cerca de 900 gramas.

3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem uísque.

4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre podem atribuiro desequilíbrio ao peso da barriga.

5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Não. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um por um diante do espelho. Em nenhum dos casos, os reflexos foram alterados.

6. A BEBIDA ENVELHECE?
Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma idéia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos.

7. A CERVEJA ATRAPALHA NO RENDIMENTO ESCOLAR?
Não , pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina.

8. O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome e todas indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom.

9. CERVEJA ENGORDA?
Não. Quem engorda é você.

10. A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?
Que eu me lembre, não.

Sofrimento...

Para quem é da Região de Princesa e estuda por aqui ou por João Pessoa, sofre quando precisa voltar à terrinha. Os ônibus da Expresso Nacional, que fazem a linha João Pessoa a Princesa Isabel, estão levando cerca de 10 horas para percorrer o trajeto o que antes faziam em, no máximo, 08. Motivos? Vários, ônibus sucateados, estrada ruim, superlotação, e tudo isso se agrava com a chuva. Faço aqui um apelo a quem percorre esse trajeto, DENUNCIEM. É isso mesmo, se cada um de nós botar a boca individualmente no trombone, creio que a situação possa melhorar um pouco. Nesse feriadão, por exemplo, relatos de pessoas próximas dão conta de uma superlotação no ônibus, o que levou o veículo a quebrar duas vezes, atrasando a viagem em até 04 horas, um aburdo. Para acabar de completar, ainda perderam algumas malas de passageiros.

Fica aqui o registro.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Advogados poderão jurisdicionar.

Advogados devem fazer partilha?

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que concede ao advogado, assistido por duas testemunhas, o poder de efetuar, por contrato escrito, inventário, partilha e divórcio consensuais. O PL 3325/2008 é de autoria do deputado Mendes Thame (PSDB-SP) está na Comissão de Constituição e Justiça sob a relatoria do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP).

No entendimento do diretor do IBDFAM Regional Nordeste e conselheiro do CNJ, Paulo Lôbo, a proposição conjuga três importantes valores jurídicos: a autonomia das pessoas, a informalidade e a valorização da advocacia. Ao analisarem o projeto, a vice-presidente, Maria Berenice Dias, e o secretário nacional do IBDFAM Rolf Madaleno temem pela isenção do advogado perante o credor de seus honorários. Se no Brasil, o homem ainda é o principal detentor do patrimônio e é quem pagaria o advogado, ele não seria beneficiado? A Comissão de Assuntos Legislativos vai encaminhar um parecer ao relator do projeto.

TPI decreta prisão de Presidente em Exercício

No dia 04.03.09 o Tribunal Penal Internacional, por decisão de um grupo de juízes (três), mandou expedir o primeiro mandado de prisão contra um Chefe de Estado em exercício: trata-se do sudanês Omar el Bashir (contra quem pesa a acusação de sete crimes de guerra e contra a humanidade, crimes que ocorreram na região da Darfur). Acatou-se parcialmente o pedido do Procurador Luis Moreno-Ocampo, afastando-se, por ora, o delito de genocídio. No dia 14 de julho de 2008 foi formulado o pedido de prisão cautelar contra Omar el Bashir, que é acusado de genocídio, crimes de guerra e crime contra a humanidade, que teria cometido desde 2003 (matando milhares de pessoas: a ONU estima em 300 mil, sendo 35 mil agricultores de três tribos). O objetivo invocado é pôr fim às atrocidades massivas, que estariam ocorrendo no maior país africano.

Não se sabe quando e se será preso o acusado (da prisão pode se encarregar qualquer país que subscreveu o Tratado de Roma ou qualquer país que pertence ao Conselho de Segurança da ONU, desde que o imputado ingresse num deles), de qualquer modo parece certo (pelos antecedentes já conhecidos: processos contra Slobodan Milosevic e Charles Taylor) que a era do extermínio impune deve estar chegando ao seu fim: a Justiça penal global está sendo chamada a cumprir o seu papel de proteção dos direitos humanos, mesmo contra atos tirânicos cometidos por pessoas de países que ainda não ratificaram o Tribunal (como é o caso do Sudão).

Até o final do século XX os chefes de Estado ou de Governo gozavam de impunidade praticamente absoluta (em relação a seus crimes, ainda que de guerra): tanto durante seu mandato como depois. Vigorava o conceito antigo de soberania assim como a imunidade do Chefe de Estado. Cada país cuidava dos seus delitos (ou não cuidava deles), sem nenhuma ingerência alheia. Esse panorama se alterou completamente nos últimos anos (final do século XX e começo do século XXI), principalmente depois da prisão do General Pinochet (em 1999). Espera-se que o Estado de Direito global continue cumprindo seu papel de guardião dos direitos humanos fundamentais.

------------------------

O texto é de Luiz Flávio Gomes, mas pergunto, e os demais presidentes e ex-presidentes que cometem e cometeram iguais crimes? Porque não são sequer indiciados? Milosevic foi punido por um clamor europeu, Sadam por pressão dos americanos, mas e os ex-presidentes de grandes e médias potências mundiais que determinaram atos de tortura e similares?

O que sei que nada sei, parafraseando Sócrates, é que mesmo o TPI segue a linha da justiça brasileira, a linha de que a justiça é pra Preto, Pobre e Puta.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Porque estudar, trabalhar e ficar rico?

Se seu filho perguntar porque tem que estudar para ficar rico e famoso, mostre essa foto a ele.